Boa noite, gente!
Tudo certo por aí?
Hoje venho para dar uma dica de Café da Manhã com a nossa já conhecida (e ultimamente tão popular!) tapioca.
A tapioca (goma de tapioca) nada mais é do que a mistura de fécula de mandioca, água e sal. Isto significa dizer que ela é uma fonte exclusiva de carboidrato, quase sem fibra ou proteína (menos de 0,5g a cada 2 colheres de sopa) e quase sem gordura (menos de 0,2g a cada 2 colheres de sopa).
Para reduzir o índice glicêmico e deixarmos nossa tapioca mais nutritiva, devemos escolher bem o recheio, combinando-a com alimentos ricos em proteínas e/ou gorduras.
TAPIOCA NO CAFÉ DA MANHÃ
Na dica de hoje, utilizei no recheio:
- a semente de chia (especialmente para aumentar a quantidade de fibra e também para acrescentar cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3)
- 1/3 de banana caturra (somente 1/3, pois a banana é rica em frutose = carboidrato)
- queijo (fonte de gordura e proteína)
Além disso, coloquei um pouquinho de cúrcuma em pó (açafrão da terra - "in natura" ele é igual ao gengibre, mas alaranjado). A cúrcuma é uma especiaria anti-inflamatória e que serve de "antídoto" (segundo a Ayurveda) para alimentos com muita proteína.
Como acompanhamento, utilizei a nata (fonte de gordura) com uma pitada de Garam Masala (sei que ainda estou devendo a receita! rsrsrs...) e um café com cardamomo.
O cardamomo também é uma especiaria super aromática e que funciona como "antídoto" para laticínios, alimentos frios ou doces (como sorvetes e bananas, por exemplo). Utilizado no café, ele ajuda a tirar a acidez (entre os árabes é muito comum colocar cardamomo no café).
Por hoje, é só, pessoal!
E vamos "agregar" valor nutricional à nossa querida tapioca, hein?!
Beijo, beijo, boa noite!