domingo, 12 de abril de 2015

Bolo de Aveia Cerê

Bom-dia, pessoas!!
 
Finalmente estou aqui para a receita do Bolo de Aveia que prometi na sexta-feira!! hehe...
O nome do bolo é em homenagem à Cerê amada que estava aqui em casa comigo quando tive a "inspiração" para esta receita! :)
 
Antes da receita, queria falar um pouquinho sobre um dos ingredientes, que é a farinha de trigo, e que eu mesma já "condenei" tantas e tantas vezes...
 
O que vou contar é experiência pessoal minha: eu não tenho doença celíaca e também nenhuma intolerância ao glúten comprovada. O fato é que resolvi deixar de comer glúten em dezembro de 2013 e assim fiquei por mais de um ano. Notei que, neste período, minha rinite diminuiu praticamente a nível zero. Acontece que, juntamente com retirada do glúten da minha vida, o que diminuiu bastante também (ATENÇÃO!)  foi o consumo de produtos industrializados.
 
Em fevereiro, fiz um Curso de Alimentação Ayurvédica (no Espaço Povo em Pé com as excelentes terapeutas Gisele de Menezes e Aline Reipert). Neste curso, aprendi sobre desintoxicação do nosso organismo, sobre eliminação de biotoxinas, sobre a importância de mantermos um bom agni (fogo digestivo) o que resulta em uma boa digestão. Acabei seguindo um Dieta Desintoxicante (dentro dos princípios da Ayurveda) por 4 dias.
 
Depois disso, voltei a comer normalmente como vinha comendo antes. Eis que, um dia, no supermercado, resolvo comprar um biscoito de arroz integral, leia-se SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE! E não é que, após comer o biscoito de arroz, me descubro com OS MESMOS sintomas de rinite que eu associava ao glúten? E isso aconteceu também após eu comer uma massa de farinha de arroz e até depois de comer uma banana passa que eu tinha comprado no supermercado! E foi então que me dei conta que minha alergia poderia não ser exclusivamente ao glúten, mas sim aos produtos industrializados... :o
 
Resolvi fazer um teste e comprei farinha de trigo integral na feira orgânica e fiz um pão caseiro: nenhum sintoma da tal da rinite. Minhas suspeitas estavam se confirmando. E foi assim que o glúten voltou à minha vida: em forma de trigo orgânico, em alimentos preparados por mim mesma! :)
 
E essa explicação toda antes foi para dizer que o Bolo de Aveia da receita de hoje leva farinha de trigo e, portanto, tem glúten! Se tu és celíaco ou tens alguma intolerância comprovada ao glúten, aqui tem uma outra opção de bolo sem farinha de trigo. Agora, se tu não tens nenhum marcador de intolerância ao glúten comprovado, peço para que pares e te observes: observa o teu corpo, as tuas reações a cada alimento, observa o que é bom ou não para ti, para o teu organismo. Isso é mais importante do que o que diz o "senso comum"! ;)
 
Agora chega de papo e vamos à receita!!! :D

BOLO DE AVEIA CERÊ
 

Coloca em uma tigela:
- 1 xícara de aveia orgânica triturada (bato os flocos de aveia no triturador, mas no liquidificador também funciona)
- 1 xícara de farinha de trigo integral orgânica
- 1/4 xícara de farinha de trigo branca orgânica
- 1/4 xícara de polvilho doce
- 1/2 xícara de açúcar mascavo orgânico
- 1 colh (chá) de canela
- 2 colh (chá) de fermento químico
Mistura bem tudo e liga o forno.
 
Adiciona:
- 4 colh (sopa) de óleo de coco (ou ghee, ou óleo de girassol prensado a frio, ou manteiga)
- 1 xícara de água filtrada
Mexe bem.
 
Acrescenta:
- 1 pitada de sal.
Mistura bem novamente.
 
Unta uma forma com o óleo que usaste na massa do bolo e polvilha farinha. Coloca a massa na forma e forno a 200°C por 45 minutos.
 
SUGESTÃO DE CONSUMO?
 
 
Com mel e um chá de erva cidreira para acompanhar!
 
Fica uma delícia! E ainda dá tempo de fazer para o café da tarde do domingão!!
 
Beijo e bom apetite! :)

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Pãozinho de Arroz

Gente!! Bom-dia!!
 
Alegria define meu estado de espírito em escrever aqui para vocês! :)
 
Depois de muito tempo postando "aos pingos" por aqui, estou determinada a voltar "com tudo"!! Ando cheia de novidades: novas experiências, novas descobertas... Novidades que tenho muita vontade em dividir e que assim o farei!
 
Hoje, então, venho para dividir uma receita de Pãozinho de Arroz que fiz já faz um tempinho, em meio aos meus experimentos aqui na minha cozinha. É uma receita vegana, sem glúten e sem lactose. O pãozinho fica derretendo na boca de tão macio! Prontos para começar?
 
PÃOZINHO DE ARROZ
 
 
Coloca em uma tigela:
- 12 colh (sopa) de farinha de arroz
- 5 colh (sopa) de polvilho azedo
- 3 colh (sopa) de linhaça triturada (ou farinha de linhaça) - usei a marrom
- 1 colh (chá) de sal de rocha
- 1 colh (chá) de fermento biológico seco
 
Mistura tudo e adiciona:
- 1/2 xícara de leite de arroz (receita logo abaixo!)
- 2 colh (sopa) de azeite de oliva
 
Mistura novamente e molda o pãozinho (rende um pãozinho de 12 fatias iguais a estas da foto).
Coloca no forno a 205°C por 40 minutos e está pronto!!
 
Neste clima mais fresquinho, podes deixar fora da geladeira mesmo. Antes de comer, sempre gosto de colocar um tempinho na torradeira. ;)
 
LEITE DE ARROZ
 
Deixa de molho (durante a noite) 1 xícara de arroz em água filtrada (o dobro ou triplo da quantidade de arroz, pois, neste tempo de molho, o arroz vai absorver esta água e vai inchar). No dia seguinte, escorre a água e dá uma "lavada" no arroz com a ajuda de uma peneira. Coloca o arroz no liquidificador com um litro de água filtrada (nova!) e bate em torno de 3 minutos. Coa em um voal ou paninho de fralda e está pronto. Guarda na geladeira e sacode sempre antes de usar.
 
Dica: para as receitas, uso sempre o leite na consistência em que ele fica na geladeira. Para beber, gosto de dar ainda uma diluída em água, então esquento em uma panelinha, mexendo sempre, metade da quantidade do leite da geladeira + metade da quantidade de água filtrada. ;)
 
SUGESTÃO DE CONSUMO
 
 
Hoje no café da manhã:
Fatias do pãozinho de arroz na torradeira com:
- ghee, Masala Kapha e queijo colonial (segundo o Ayurveda, o queijo é um alimento "acumulador" de muco, por isso, o ideal é que utilizemos especiarias "secantes" que nos ajudem a digerir e a diminuir este efeito "negativo" - a Masala Kapha reúne várias dessas especiarias, como o gengibre, a pimenta e a mostarda, por exemplo)
- ghee e melado
Café (fraquinho) com cardamomo moído (neste caso, o cardamomo ajuda a diminuir a acidez do café)
 
Espero que tenham gostado! Desejo um ótimo e saudável dia para todos!!