sábado, 22 de agosto de 2015

Doce de Banana com Cacau

Boa tarde, gente!!
 
Dando um "alô" aqui no blog para postar a receita (super fácil, diga-se!) daquele doce lindo de banana com cacau que postei foto esses dias no Instagram e no Facebook!
 
DOCE DE BANANA COM CACAU
 

Em um prato, mistura:
- 1 banana amassada
- 1 colh (sopa) de avelã triturada
- 1 colh (sopa) de biomassa de banana verde
- 1 colh (sopa) de uva passa preta
- 2 colh (chá) de cacau
 
Unta uma frigideira (melhor se for anti-aderente) com 1/2 colh (chá) de óleo de coco e larga a massa.
Vai mexendo e moldando no formato de "bolinho", grelhando por todo o lado de fora.
 
Coloca no prato, polvilha canela e faz um chá da tua preferência, bem quentinho para acompanhar!
Fica com gostos de fondue de chocolate com banana!! :D
 
Ah!! E se tu a ideia de "chocolate" não te agrada muito, é só não colocar o cacau! ;)
 
Bom proveito! Bom restinho de sábado e um ótimo domingo!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Um "pão" diferente...

Boa tarde, turminha!!
 
Hoje fiz uma receitinha para o café da manhã que deu super certo: ficou numa consistência legal, gostosa e meio "neutra", ou seja. dá para comer tanto com algo doce como com algo salgado. Chamei de "pão", mas acho que ainda poderia encontrar uma definição melhor... Está mais para "panqueca"... Quem sabe "pãoqueca"? hahahaha... Sei lá! Só sei que ficou bom e o que é bom a gente compartilha! ;)

UM "PÃO" DIFERENTE...
 
 
Em uma vasilha, coloca:
- 1 ovo
- 2 colh (sopa) farinha de coco (uso o que sobra do processo para fazer o leite de coco - tem receita de como preparar aqui)
- 1 colh (sopa) de biomassa de banana verde (que eu faço também: cozinha na panela de pressão a banana verde - verde mesmo! Com a casca verde! - por 10 minutos. Desliga o fogo e espera o vapor sair "sozinho". Descasca a banana e bate - ainda quente - no liquidificador com água limpa - não é para usar a água do cozimento, hein?! -. A medida é o mínimo de água suficiente para ficar cremoso, sem ficar líquido)
- 1 colh (chá) de gergelim preto
- 1/2 colh (chá) de cúrcuma em pó
 
Vai mexendo e misturando a cada ingrediente que fores colocando e, no final, mexe até ficar bem homogêneo.
 
Em uma frigideira (como não é uma grande quantidade de "massa", o tens que usar aquelas frigideiras menores para o "pão" ficar mais "altinho" - como na foto), coloca 1/2 colh (chá) de ghee e espera derreter em fogo baixo. Dá uma mexida na frigideira para espalhar o ghee e larga a massa.
Tampa a frigideira e espera ficar firme (o firme aqui significa o ponto em que consigo virar a massa com uma espátula sem que ela se quebre). Deixa cozinhar do outro lado por mais um tempinho (pode ser com a frigideira sem tampa) e está pronto!
 
Cortei em quatro pedaços e comi metade com "cobertura" salgada e metade com "cobertura" doce!
 
Para o salgado:
- passei ghee no "pão" e polvilhei Masala Kapha
 
Para o doce:
- passei melado (pouquinho mesmo, algo como 1/2 colh (café) para as dois pedaços) e polvilhei canela
 
Ficou maravilhosooooooo!!
 
 
Tomei um "chafezinho" preto com cardamomo para acompanhar...
 
E já estou louca que chegue amanhã de manhã de novo para repetir!! hahahahahaha... Brincadeirinha!! (mas com um fundo de verdade!! rsrsrs...)
 
Uma ótima tarde para todos e até o próximo post! :)

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Um almoço com tudo o que se tem direito! :)

Olá, galerinha! Tudo certo por aí?
 
Olha, tenho feito tantas receitas gostosas nos nossos almoços que acho digno compartilhá-las!! rsrsrs...
 
Como fiz no último post, vou descrevendo a receita e, à medida em que os ingredientes forem aparecendo, destaco-os em negrito! ;)
 
UM ALMOÇO COM TUDO O QUE SE TEM DIREITO! :)

 
ARROZ COM CEBOLA, MOSTARDA E COENTRO

Separando e preparando os ingredientes:
A primeira coisa que fiz foi lavar e deixar de molho (assim que eu levantei) 1/4 xícara de arroz basmati integral.
Depois, piquei 1/2 cebola orgânica (daquelas pequeninhas!) e reservei.
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver. Em uma panela, coloquei um pouquinho de azeite de oliva e, assim que aqueceu, larguei 1 colh (café) de grãos de mostarda. Quando começou a "estourar" (parece pipoca), larguei uma pitada de coentro triturado e, em seguida, a cebola picada. Misturei bem com o azeite e as especiarias e deixei em fogo baixo enquanto escorria o arroz. Quando a cebola ficou "transparente", larguei o arroz na panela e mexi até dar uma "secada". Quando começou a dar "estalinhos", larguei 1/2 xícara de água fervente e deixei cozinhando em fogo baixo e com a panela semi-tampada. Quando a água "sumiu da minha vista" (importante: ela ainda não tinha secado completamente!), coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto) e adicionei mais 1/4 xícara de água fervente, misturei e novamente deixei a panela semi-tampada, desta vez até a água secar completamente.
 
=> arroz basmati integral com cebola, mostarda e coentro: pronto!
 
 
FEIJÃO COZIDO COM BETERRABA E TEMPERADO COM MASALA DIGESTIVA
 
Separando e preparando os ingredientes:
Deixei duas xícaras de feijão orgânico preto de molho em água potável por 24 horas (trocando a água de 3 a 4 vezes neste período).
Escorri e lavei o feijão. Coloquei para cozinhar em fogo baixo, com água. Deixei cozinhando assim por 15 minutos com a panela semi-tampada. Enquanto isso, cortei duas beterrabas orgânicas em fatias finas e reservei.
Passados os 15 minutos, retirei o feijão, escorri e descartei a água (que estava com uma espuma  branca), lavei os grãos e reservei.
 
Preparo do prato:
Em uma panela de pressão, coloquei o feijão e as beterrabas picadas com água (a água cobriu o feijão e as beterrabas e ainda ficou uns 2 dedos acima deles). Quando a pressão começou, deixei cozinhando por 30 minutos. Desliguei o fogo. Quando a pressão saiu, abri a tampa e deixei cozinhando, sem tampa, por mais uns 15 minutos.
À parte, enquanto cozinhava com a tampa aberta, em uma frigideira, coloquei 1 colh (sopa) de óleo de oliva. Assim que aqueceu o azeite, coloquei 2 colh (sopa) de Masala Digestiva (que eu mesma faço e qualquer dia coloco receita aqui no blog também - se não tiveres a masala, podes usar cominho em pó, cúrcuma em pó, pimenta preta moída - que são alguns dos ingredientes desta masala). Quando começou a fazer "espuminha", larguei a mistura dentro da panela onde estavam o feijão e as beterrabas (podes colocar um pouquinho do caldo do feijão na frigideira para aproveitar bem todo o tempero e voltar com ele para a panela).
Quando o caldo começou a "engrossar", coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto), mexi, desliguei o fogo, tampei a panela e deixei assim até a hora de servir.
 
=> feijão cozido com beterraba e temperado com Masala Digestiva: pronto!
 
 
MORANGA COM CEBOLA E CÚRCUMA
 
Separando e preparando os ingredientes:
Coloquei 1/2 moranga orgânica para cozinhar só água.
Piquei 1/2 cebola orgânica (daquelas pequeninhas!) e reservei.
Quando a moranga ficou macia (no ponto de ficar fácil de fincar o garfo, mas sem estar "se desmanchando"), retirei da água e esperei esfriar. Piquei a moranga (desta vez, tirei a casca, pois meu filho AINDA não curte muito a textura, mas se fosse só para mim e o marido, teria deixado com casca, pois a casca é super rica em fibras - e esta moranga era orgânica!) e reservei.
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver.
Em uma panela, em fogo baixo, coloquei 1/2 colh (sopa) de óleo de oliva. Esperei aquecer e coloquei 1/2 colh (café) de cúrcuma em pó. Quando começou a fazer "espuminha", larguei a cebola e mexi até ela ficar "transparente".
Em seguida, adicionei a moranga picada, misturei e coloquei um pouquinho de água fervente (mas só o suficiente para umedecer o fundo da panela). À medida em que a água secava, ia repetindo este processo, até a moranga ficar na consistência que eu queria: bem macia! Nem coloquei sal, pois queria este prato mais "adocicadinho" mesmo, com o sabor da moranga e da cebola.
 
=> Moranga com cebola e cúrcuma: pronto!
 
Pratos prontos, agora é só separar e temperar a SALADA! Desta vez, usei umas folhinhas de alface (da nossa hortinha) e de dente de leão orgânico, temperados com azeite, vinagre balsâmico e polvilhado com gergelim integral.
 
Tudo pronto, agora é só aproveitar com esta refeição super completa, saudável e gostosa!
Bom apetite! :)

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Um almoço de encher os olhos, alimentar o coração e todas as células!

Boa tarde, pessoal!
 
Hoje fiz um almoço aqui em casa que ficou digno de ser lembrado e repetido, por isso, resolvi escrever as receitas aqui no blog e compartilhar contigo!
 
Vou descrever o passo a passo de cada receita, deixando os ingredientes em negrito para que fiquem fáceis de serem vistos e "separados" antes do preparo de cada um dos pratos! ;)
 
Estás pronto? Então vamos lá!

UM ALMOÇO DE ENCHER OS OLHOS, ALIMENTAR O CORAÇÃO E TODAS AS CÉLULAS

 
ARROZ COM CENOURA
 
Separando e preparando os ingredientes:
A primeira coisa que fiz foi lavar e deixar de molho (assim que eu levantei) 1/2 xícara de arroz basmati integral.
Depois, piquei uma cenoura (com casca mesmo, pois ela era orgânica e eu já tinha higienizado bem).
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver. Em uma panela, coloquei um pouquinho de azeite de oliva e, assim que aqueceu, larguei 1/2 colh (café) de cúrcuma em pó. Quando começou a criar "espuminha", larguei a cenoura picada e misturei bem com o azeite e a especiaria. Deixei em fogo baixo enquanto escorria o arroz. Larguei o arroz na panela junto com a cenoura e mexi até dar uma "secada". Quando começou a ar "estalinhos", larguei 1 xícara de água fervente e deixei cozinhando em fogo baixo e com a panela semi-tampada. Quando a água "sumiu da minha vista" (importante: ela ainda não tinha secado completamente!), coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto, mas sempre lembrando que sal em exagero não faz bem! ;) ) e adicionei mais 1/4 xícara de água fervente, misturei e novamente deixei a panela semi-tampada, desta vez até a água secar completamente.
 
=> arroz basmati integral com cenoura e cúrcuma: pronto!
 
GRÃO DE BICO COM BETERRABA, MOLHO DE TOMATE E LEITE DE COCO
 
Separando e preparando os ingredientes:
Deixei um copo de grão de bico lavado de molho em água potável na noite anterior (é importante colocar mais água do que a altura dos grãos, pois eles "incham" bastante).
Pela manhã, assim que levantei, troquei a água e deixei mais um tempinho de molho. Coloquei duas beterrabas (orgânicas) na panela de pressão e deixei cozinharem por 15 minutos na pressão. Retirei-as da panela, esperei esfriar, tirei a casca (opcional, mas normalmente quando eu cozinho, retiro a casca), piquei e reservei.
Escorri e lavei o grão de bico. Coloquei para cozinhar em fogo baixo, com água e 1/2 colh (café) de feno grego. Deixei cozinhando assim por 20 minutos com a panela semi-tampada. Enquanto isso, tirei a pele e as sementes de dois tomates (orgânicos) e passei-os em um processador manual (eles viraram "molho", ficaram bem líquidos mesmo) e reservei.
Passados os 20 minutos, retirei o grão de bico e o feno grego da panela, passando em um coador (para jogar fora aquela água com espuma desta primeira fervura), lavei e reservei.
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver. Em uma panela (costumo usar a mesma onde cozinho o grão de bico, mas sempre lavo, pois esta espuma que falei da primeira fervura "gruda" na panela. Se preferires - e não quiseres ficar lavando louça no meio do preparo -, podes usar outra limpa) coloquei um pouco de azeite de oliva e, assim que aqueceu, larguei 2/3 colh (sobremesa) de Masala Digestiva (que eu mesma faço e qualquer dia coloco receita aqui no blog também - se não tiveres a masala, podes usar cominho em pó, cúrcuma em pó, pimenta preta moída - que são alguns dos ingredientes desta masala). Quando começou a fazer "espuminha", larguei o grão de bico (com o feno grego) e mexi para incorporar bem o azeite e a masala. Em seguida, larguei as beterrabas picadas e o "molho" de tomate. Mexi e deixei cozinhando um pouquinho.
Então, adicionei um pouquinho de água fervente (o suficiente para chegar na metade da altura de onde estava o grão de bico na panela) e deixei cozinhando em fogo baixo com a panela semi-tampada por uns 5-10 minutos. Quando o molho começou a "engrossar", larguei 100ml de leite de coco caseiro (que eu já tinha pronto - receita aqui) e, novamente, deixei cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando o molho começou, de novo, a "engrossar", coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto), mais um pouquinho de água fervente e cozinhei por mais 5 minutinhos.
 
=> grão de bico (cozido com feno grego) com beterraba, molho de tomate e leite de coco: pronto!
 
ESPINAFRE COM AMÊNDOAS
 
Separando e preparando os ingredientes:
Coloquei 15 amêndoas de molho em água fervente assim que levantei.
Separei 3 xícaras de espinafre (orgânico) que eu já tinha higienizado.
Logo antes de começar a preparar o prato, escorri as amêndoas, descasquei-as (com a mão mesmo, apertando de um dos lados da semente - a casquinha sai super fácil!), parti-as ao meio e reservei.
 
Preparo do prato:
Em uma panela, em fogo médio, coloquei 1/2 colh (sopa) de óleo de linhaça. Esperei aquecer e coloquei 1/4 colh (café) de pimenta vermelha em pó. Em seguida já larguei as amêndoas e esperei dourar.
Larguei, então, o espinafre, mexendo e misturando-o com as amêndoas, o óleo de linhaça e a pimenta. Assim que ele murchou, escorri o excesso de água e larguei 1 colh (sopa) de shoyu e 2 colh (chá) de vinagre de maçã. Deixei fervendo, em fogo alto, mais um pouquinho (1-2 minutos) e novamente escorri o excesso de líquido (que dá para guardar e colocar na água do cozimento do próximo arroz, por exemplo!). Para finalizar, coloquei 1 colh (café) de semente de gergelim e 1 colh (café) de semente de cominho. Misturei, desliguei o fogo e deixei a panela tampada até a hora de servir.
 
=> espinafre com amêndoas, pimenta vermelha, gergelim e cominho: pronto!
 
E era isso por hoje, gente! :)
Posso dizer que os pratos fizeram sucesso aqui em casa e com a "população" de todas as idades! rsrsrs... Ramiro raspou o prato e o marido repetiu! Missão cumprida! ;)
 
Se fizeres algum deles, me conta, hein?!
Uma ótima tarde de sexta e um excelente final de semana! _/\_

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Bolinhas de Sabor Moranga, Chia e Orégano e Bolinhas de Cacau

Boa tarde!! Tudo bem contigo?
 
Passando para postar as receitas daquelas duas delícias que preparei de lanche aqui no "Bistrô da Laura"! rsrsrsrs...

LANCHE NO BISTRÔ DA LAURA

 
BOLINHAS DE SABOR DE MORANGA COM CHIA E ORÉGANO
 
Coloca em uma tigela:
- 4 colh (sopa) de polvilho doce
- 8 colh (sopa) de polvilho azedo
- 1 colh (sopa) de chia
- 1 colh (chá) orégano
- 1/2 colh (chá) marinho (ou a gosto)
 
Mistura bem e adiciona:
- 8 colh (sopa) purê de moranga
- 2 colh (sopa) de azeite oliva
 
Mistura novamente até a massa ficar bem homegênea. Faz 10 bolinhas e coloca no forno a 200°C por 30 minutos.
Primeira parte: OK!!
 
BOLINHAS DE CACAU
 
Coloca na panela, em fogo baixo:
- 6 colh (sopa) de cacau em pó
- 6 colh (sopa) de leite de coco (uso o caseiro, desta receita aqui)
- 1 e 1/2 colh (sopa) de açúcar mascavo orgânico
 
Mistura bem até dissolver o cacau e o açúcar e adiciona:
- 6 colh (sopa) de biomassa de banana verde
- 1 e 1/2 colh (sopa) de óleo de coco
- 2 colh (chá) de chia
 
Mexe em fogo baixo até soltar da panela.
Coloca em um pratinho e, quando esfriar, tampa (pode ser com um outro pratinho fundo - já aproveita para usar este depois para colocar a "cobertura" ;) ) e coloca na geladeira. Espera de 40 minutos a 1 hora para enrolar.
 
Prepara a "cobertura":
- 2 colh (sobremesa) de coco ralado sem açúcar
- 1 colh (sobremesa) de açúcar mascavo orgânico
- 1 colh (sobremesa) de canela (ou a gosto)
OBS: sobrou desta cobertura e eu armazenei em um vidro bem vedado (em um local seco e ao abrigo da luz) para utilizar outras vezes.
 
Faz 12 bolinhas, enrola na "cobertura" que preparaste e "voilà!" :)
OBS: Guarda as Bolinhas de Cacau que sobrarem na geladeira, em um pote fechado.
Segunda parte: OK!!
 
Agora é só preparar uma infusão da tua preferência e se deliciar!
 
Espero que tenhas gostado! :) "Un bon appetit, mon ami!"
Beijo, beijo!