quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Um almoço com tudo o que se tem direito! :)

Olá, galerinha! Tudo certo por aí?
 
Olha, tenho feito tantas receitas gostosas nos nossos almoços que acho digno compartilhá-las!! rsrsrs...
 
Como fiz no último post, vou descrevendo a receita e, à medida em que os ingredientes forem aparecendo, destaco-os em negrito! ;)
 
UM ALMOÇO COM TUDO O QUE SE TEM DIREITO! :)

 
ARROZ COM CEBOLA, MOSTARDA E COENTRO

Separando e preparando os ingredientes:
A primeira coisa que fiz foi lavar e deixar de molho (assim que eu levantei) 1/4 xícara de arroz basmati integral.
Depois, piquei 1/2 cebola orgânica (daquelas pequeninhas!) e reservei.
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver. Em uma panela, coloquei um pouquinho de azeite de oliva e, assim que aqueceu, larguei 1 colh (café) de grãos de mostarda. Quando começou a "estourar" (parece pipoca), larguei uma pitada de coentro triturado e, em seguida, a cebola picada. Misturei bem com o azeite e as especiarias e deixei em fogo baixo enquanto escorria o arroz. Quando a cebola ficou "transparente", larguei o arroz na panela e mexi até dar uma "secada". Quando começou a dar "estalinhos", larguei 1/2 xícara de água fervente e deixei cozinhando em fogo baixo e com a panela semi-tampada. Quando a água "sumiu da minha vista" (importante: ela ainda não tinha secado completamente!), coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto) e adicionei mais 1/4 xícara de água fervente, misturei e novamente deixei a panela semi-tampada, desta vez até a água secar completamente.
 
=> arroz basmati integral com cebola, mostarda e coentro: pronto!
 
 
FEIJÃO COZIDO COM BETERRABA E TEMPERADO COM MASALA DIGESTIVA
 
Separando e preparando os ingredientes:
Deixei duas xícaras de feijão orgânico preto de molho em água potável por 24 horas (trocando a água de 3 a 4 vezes neste período).
Escorri e lavei o feijão. Coloquei para cozinhar em fogo baixo, com água. Deixei cozinhando assim por 15 minutos com a panela semi-tampada. Enquanto isso, cortei duas beterrabas orgânicas em fatias finas e reservei.
Passados os 15 minutos, retirei o feijão, escorri e descartei a água (que estava com uma espuma  branca), lavei os grãos e reservei.
 
Preparo do prato:
Em uma panela de pressão, coloquei o feijão e as beterrabas picadas com água (a água cobriu o feijão e as beterrabas e ainda ficou uns 2 dedos acima deles). Quando a pressão começou, deixei cozinhando por 30 minutos. Desliguei o fogo. Quando a pressão saiu, abri a tampa e deixei cozinhando, sem tampa, por mais uns 15 minutos.
À parte, enquanto cozinhava com a tampa aberta, em uma frigideira, coloquei 1 colh (sopa) de óleo de oliva. Assim que aqueceu o azeite, coloquei 2 colh (sopa) de Masala Digestiva (que eu mesma faço e qualquer dia coloco receita aqui no blog também - se não tiveres a masala, podes usar cominho em pó, cúrcuma em pó, pimenta preta moída - que são alguns dos ingredientes desta masala). Quando começou a fazer "espuminha", larguei a mistura dentro da panela onde estavam o feijão e as beterrabas (podes colocar um pouquinho do caldo do feijão na frigideira para aproveitar bem todo o tempero e voltar com ele para a panela).
Quando o caldo começou a "engrossar", coloquei uma pitada de sal marinho (que pode ser a gosto), mexi, desliguei o fogo, tampei a panela e deixei assim até a hora de servir.
 
=> feijão cozido com beterraba e temperado com Masala Digestiva: pronto!
 
 
MORANGA COM CEBOLA E CÚRCUMA
 
Separando e preparando os ingredientes:
Coloquei 1/2 moranga orgânica para cozinhar só água.
Piquei 1/2 cebola orgânica (daquelas pequeninhas!) e reservei.
Quando a moranga ficou macia (no ponto de ficar fácil de fincar o garfo, mas sem estar "se desmanchando"), retirei da água e esperei esfriar. Piquei a moranga (desta vez, tirei a casca, pois meu filho AINDA não curte muito a textura, mas se fosse só para mim e o marido, teria deixado com casca, pois a casca é super rica em fibras - e esta moranga era orgânica!) e reservei.
 
Preparo do prato:
Coloquei água para ferver.
Em uma panela, em fogo baixo, coloquei 1/2 colh (sopa) de óleo de oliva. Esperei aquecer e coloquei 1/2 colh (café) de cúrcuma em pó. Quando começou a fazer "espuminha", larguei a cebola e mexi até ela ficar "transparente".
Em seguida, adicionei a moranga picada, misturei e coloquei um pouquinho de água fervente (mas só o suficiente para umedecer o fundo da panela). À medida em que a água secava, ia repetindo este processo, até a moranga ficar na consistência que eu queria: bem macia! Nem coloquei sal, pois queria este prato mais "adocicadinho" mesmo, com o sabor da moranga e da cebola.
 
=> Moranga com cebola e cúrcuma: pronto!
 
Pratos prontos, agora é só separar e temperar a SALADA! Desta vez, usei umas folhinhas de alface (da nossa hortinha) e de dente de leão orgânico, temperados com azeite, vinagre balsâmico e polvilhado com gergelim integral.
 
Tudo pronto, agora é só aproveitar com esta refeição super completa, saudável e gostosa!
Bom apetite! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário