quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dica de Café da Manhã - Pão de Aipim (com receita!) e Ovo na "chapa"

Boa tarde (quase noite!), turminhaaaa!!

Conforme prometido, trago mais uma dica de Café da Manhã! Hoje com o Pão de Aipim delícia , uma adaptação da outra receita que já postei aqui!
 
Ontem, uma vizinha minha veio conversar comigo sobre tirar o glúten da alimentação e sobre como eu fazia para substituí-lo... Contei pra ela do blog, que eu postava as receitas e ela me falou que cozinhar já não era mais "a praia" dela, que ela já tinha cozinhado demais... rsrs... E acabou que ela me deu uma ideia e eu fiquei pensando que eu poderia fazer meus pãezinhos para vender! Por isso, um dos pães de aipim da receita que vou passar neste post, foi pro congelador pra eu testar e saber se continua gostoso depois de "descongelado". Verei e aviso as novidades...
 
Bom, chega de "papo" e vamos ao que interessa, não é mesmo???

DICA DE CAFÉ DA MANHÃ - PÃO DE AIPIM E OVO NA "CHAPA"
 
 
Café da Manhã cheio de nutrientes, cheio de saúde e feito para começar o dia como deve ser: com energia e disposição!
 
O que tem aqui?
- Smoothie de banana verde - 1/2 banana verde congelada + 1/2 maçã (orgânica e, por isso, com casca - e bem lavada! rsrs...) + 1/2 xícara de leite de coco (usei o caseiro),
- Café preto + 1 colh (chá) de nata,
 
 
- E pão de aipim com um ovo feito na "chapa" (que, no meu caso, foi a frigideira bem aquecida e com um pouquinho de óleo de coco) + azeite de oliva e temperinhos por cima!
 
Eu, particularmente, adoro comer o pão molhando na gema (mais molinha) do ovo! Tem sabor de "casa de vó", onde eu comia ovo "poché"... :)
 
Tudo muito bem, tudo muito bom, mas o melhor vem agora: a receita do Pão de Aipim!
 
PÃO DE AIPIM
 
 
Mistura em uma vasilha:
- 9 colh (sopa) de farinha de arroz,
- 6 colh (sopa) de farinha de coco,
- 3 colh (sopa) de semente de linhaça triturada no liquidificador (eu trituro uma quantidade maior e guardo em um pote fechado dentro da geladeira - o ideal é consumir em até 3 dias para que as propriedades benéficas da linhaça não sejam perdidas),
- 3 colh (chá) de fermento biológico,
- 1 colh (chá) de gergelim,
- 1 colh (chá) de orégano,
- sal marinho e páprica a gosto,
- 8 colh (sopa) de aipim cozido amassado,
- 3 colh (sopa) de azeite de oliva,
- água na quantidade suficiente e necessária para dar "liga" (eu não medi, mas acredito que seja algo em torno de 4 colheres de sopa de água).
 
Mistura com uma colher e termina "amassando" a massa com as mãos.
 
Desta receita, fiz três pãezinhos! E fiz aquelas marquinhas ali simplesmente para ficar mais fácil de cortar em fatias depois de pronto! :)))
 
Deixa a massa "descansar" (eu deixo dentro do micro-ondas) por 15 minutos, enquanto pré-aquece o forno.
 
Assa por 50 minutos a 200° e está pronto o teu "Pão de Aipim Delícia"!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário