quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Um "pão" diferente...

Boa tarde, turminha!!
 
Hoje fiz uma receitinha para o café da manhã que deu super certo: ficou numa consistência legal, gostosa e meio "neutra", ou seja. dá para comer tanto com algo doce como com algo salgado. Chamei de "pão", mas acho que ainda poderia encontrar uma definição melhor... Está mais para "panqueca"... Quem sabe "pãoqueca"? hahahaha... Sei lá! Só sei que ficou bom e o que é bom a gente compartilha! ;)

UM "PÃO" DIFERENTE...
 
 
Em uma vasilha, coloca:
- 1 ovo
- 2 colh (sopa) farinha de coco (uso o que sobra do processo para fazer o leite de coco - tem receita de como preparar aqui)
- 1 colh (sopa) de biomassa de banana verde (que eu faço também: cozinha na panela de pressão a banana verde - verde mesmo! Com a casca verde! - por 10 minutos. Desliga o fogo e espera o vapor sair "sozinho". Descasca a banana e bate - ainda quente - no liquidificador com água limpa - não é para usar a água do cozimento, hein?! -. A medida é o mínimo de água suficiente para ficar cremoso, sem ficar líquido)
- 1 colh (chá) de gergelim preto
- 1/2 colh (chá) de cúrcuma em pó
 
Vai mexendo e misturando a cada ingrediente que fores colocando e, no final, mexe até ficar bem homogêneo.
 
Em uma frigideira (como não é uma grande quantidade de "massa", o tens que usar aquelas frigideiras menores para o "pão" ficar mais "altinho" - como na foto), coloca 1/2 colh (chá) de ghee e espera derreter em fogo baixo. Dá uma mexida na frigideira para espalhar o ghee e larga a massa.
Tampa a frigideira e espera ficar firme (o firme aqui significa o ponto em que consigo virar a massa com uma espátula sem que ela se quebre). Deixa cozinhar do outro lado por mais um tempinho (pode ser com a frigideira sem tampa) e está pronto!
 
Cortei em quatro pedaços e comi metade com "cobertura" salgada e metade com "cobertura" doce!
 
Para o salgado:
- passei ghee no "pão" e polvilhei Masala Kapha
 
Para o doce:
- passei melado (pouquinho mesmo, algo como 1/2 colh (café) para as dois pedaços) e polvilhei canela
 
Ficou maravilhosooooooo!!
 
 
Tomei um "chafezinho" preto com cardamomo para acompanhar...
 
E já estou louca que chegue amanhã de manhã de novo para repetir!! hahahahahaha... Brincadeirinha!! (mas com um fundo de verdade!! rsrsrs...)
 
Uma ótima tarde para todos e até o próximo post! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário