segunda-feira, 31 de março de 2014

Muffin de Maçã e Banana

Então, pronto para começar?
 
A primeira receita que vou postar aqui foi também a primeira que prometi que só postaria quando tivesse o blog! É a receita do meu Muffin de Maçã com Banana. Fácil, sem farinha, sem açúcar (nem o mascavo!) e super saboroso! Quero provar que a comida de verdade pode e deve ser gostosa! Quero que ela vire hábito na vida de todo mundo! Quero que todo mundo "coma comida de verdade"! Vamos lá?!

MUFFIN DE MAÇÃ E BANANA


Coloca 1/2 maçã (picada, sem sementes e, se for orgânica, pode ser com casca também) em uma panela com água suficiente para cobrí-la e leve ao fogo para cozinhar.
 
Enquanto isso, coloca em um pote (eu uso aqueles medidores de plástico) os ingredientes "secos":
- 2 colh (sopa) de coco ralado sem açúcar,
- 2 colh (sopa) de farinha de amêndoas (eu faço com a sobra das amêndoas que uso para fazer o leite de amêndoas) OU castanha de caju picada,
- 1 colh (sopa) de semente de linhaça (pode ser a semente mesmo, pois, como vamos bater a mistura depois, ela vai ser triturada e seus nutrientes bem absorvidos pelo nosso organismo),
- 1/2 colh (chá) de chia
- 1/2 colh (café) de canela,
- 1 pitadinha de sal marinho.
 
Mistura com uma colher e adiciona os ingredientes "molhados":
- 1 colh (chá) de nata,
- 1/2 colh (chá) de mel,
- 1/2 banana madura picada,
- a 1/2 maçã que estava cozinhando.
 
Nessa hora, já dá para ligar o forno e deixar uns 5 minutinhos pré-aquecendo (eu já ligo em 205°, que é a temperatura em que vou cozinhar os muffins).
 
Bate com o mixer estes ingredientes (para tirar um pouco o calor da maçã, pois agora vem o ovo e a gente não quer que ele cozinhe no "bafo" da maçã, né?!)
 
Adiciona 1 ovo e bate novamente com o mixer. Desta vez, toma um pouco mais de tempo, vê a semente de linhaça "triturar" e os ingredientes virarem um "creme".
 
Coloca em forminhas (eu uso aquelas forminhas de silicone para cupcakes - as minhas são tamanho 6 e rende 6 muffins). Por último, em cima de cada muffin, coloca uma rodela de banana e leva ao forno em 205° por 30 minutos (ou até dourar as rodelas de banana).


Hoje de tarde eu comi o Muffin de Maçã e Banana acompanhado de geleia caseira de maçã e ameixa (facílima, eu que fiz também!) e de leite de amêndoas caseiro quentinho com café. Estava uma delícia! Saboroso, saudável e com gostinho de carinho!
 
Espero que tenha gostado da "inauguração" do blog!
Eu AMEI!!!
Uma boa e reparadora noite de sono!

Para começar bem... Uma breve história!

Bem-vindo!! Muito feliz em criar este espaço para poder dividir as minhas experiências: receitas, dicas para café da manhã, lanches e refeições saudáveis e saborosas, e dicas de saúde! Um espaço que marca o início de uma nova etapa na minha vida... Depois de dois anos de dedicação exclusiva ao meu filhote, com a entrada dele na escola, resolvi me "aventurar" em novos rumos.
Sou formada em Educação Física e sempre trabalhei como Personal Trainer, dando aulas de musculação e de Pilates. Sempre tive interesse na área da nutrição, especialmente na área dos alimentos funcionais. Em dezembro do ano passado, conheci a Dieta Paleolítica (baseada na dieta dos nossos ancestrais) e conheci o conceito de "comida de verdade". E, como tudo o que é "de verdade" me atrai, fui pesquisar e ler para saber mais sobre esse "estilo de vida". Eis que me deparo com uma filosofia que colocava "por terra" tudo o que eu pensava sobre "ser saudável" e comer grãos integrais (entre eles barrinhas de cereais e cereais matinais) , comer óleos vegetais (girassol, soja, canola) e evitar (ou pelo menos comer com moderação) gorduras saturadas (das carnes e dos ovos, especialmente).
E tudo o que eu li estava baseado em pesquisas e em evidências científicas. Não tinha mais como eu "me enganar"! E comecei a mudar meu estilo de vida, comecei a mudar meus hábitos, comecei a comer "comida de verdade" de verdade! Comecei a ser mais criteriosa (e consciente!) com o que eu escolhia para alimentar as minhas células, o meu organismo. E isso, é claro, influenciou também na alimentação do meu filho, o que despertou ainda mais o meu interesse. Eu realmente acredito que a verdade (e isso serve pra tudo na vida!), mesmo sendo amarga algumas vezes, é sempre a opção mais saudável! Mas é claro que nos permitir uma dose de "fantasia" de vez em quando também faz bem pra saúde, especialmente para a saúde da alma! Sejamos verdadeiros por inteiro! Sejamos felizes de verdade! Sejamos de verdade!!