terça-feira, 8 de abril de 2014

Bolinha de Cacau e Banana

Boa tardeeeeee!!!
 
Hoje estou empolgada com a receita aqui do blog, mas também não é pra menos: quem me conhece sabe como eu AMO chocolate!! E eu, no meu "laboratório" de tentativas, descobri uma receita que fica muito gostosa, só faz bem e ainda nos "presenteia" com uma consistência de brigadeiro simplesmente maravilhosa!
 
Antes da receita, algumas informações sobre os benefícios dos dois principais ingredientes da BOLINHA DE CACAU E BANANA! Tu vais entender porque eu disse que "só faz bem"! ;)
 
A BANANA possui cálcio, fósforo, ferro e potássio, além de vitaminas A, C, B1 e B2! Já o CACAU é rico em polifenóis e fitoesteróis, que têm ação antioxidante, antioncogênica e que ajudam a combater o mau colesterol.
Fonte: "Alimentos Funcionais" - Varo Duarte
 
Vou aproveitar para falar também um pouquinho do MEL (que está presente nesta receita e nas minhas outras receitas "doces" em geral!), com o objetivo de "explicar" porque eu adoro tanto este ingrediente e porque ele é o meu preferido na hora de adoçar qualquer coisa!
 
O MEL fortalece o Sistema Imunológico e tem poder antibacteriano, anti-inflamatório, analgésico, sedativo, expectorante e hipoalergênico. Oferece água, glicose, sacarose, ferro, sódio, potássio, cloro, cálcio, enxofre, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas A, C, E e as do complexo B. Além do poder antisséptico e bactericida, auxilia nos processos de desintoxicação do organismo e facilita a digestão.
Fonte: "Alimentos Funcionais" - Dr. Varo Duarte
 
Então, sem preconceito com o queridão e "do bem" MEL, tá certo?! Maaaaaassss... Não é por isso que tu vais "te jogar" no pote de mel como o Ursinho Pooh, combinado?! Pois mesmo com todos estes benefícios que citei aí em cima, ele continua sendo uma importante fonte de açúcar para o nosso organismo e açúcar em excesso (não importa se vem do mel ou do açúcar refinado) NÃO FAZ BEM! Especialmente para diabéticos, que devem evitar, inclusive, o MEL!
 

Para variar, me empolguei e "falei" (escrevi) demais... rsrs...
"Vamos à receita, Lauraaaaaa!!!" Ok, ok! Estou indo...
 
BOLINHA DE CACAU E BANANA
 

Coloca em uma panela, em fogo baixo:
- 4 colh (sopa) de cacau em pó,
- 8 colh (sopa) de leite de amêndoa (receita do leite de amêndoa aqui)
Mistura e logo desliga o fogo, pois ele é só para dissolver o cacau no leite de amêndoa.
 
Adiciona os outros ingredientes:
- 4 colh (sopa) de geleia de banana (que eu mesma fiz com bananas caturras orgânicas e bem madurinhas! Só colocar para cozinhar com um pouquinho de água e mexer de vez em quando até reduzir),
- 4 colh (sopa) de biomassa de banana verde (para fazer a biomassa: cozinha na panela de pressão a banana verde - verde mesmo! Com a casca verde! - por 10 minutos. Desliga o fogo e espera o vapor sair "sozinho". Descasca a banana e bate - ainda quente - no liquidificador com água limpa - não é para usar a água do cozimento, hein?! -. A medida é um copo de água para cada 2 bananas. Tá feita a biomassa de banana verde!),
- 1 colh (sopa) de mel (nosso "tudão!", como diria a Vê, a namorada do meu primo que o apelidou assim...),
- 1 colh (sopa) de óleo de coco.
 
Mexe sempre, em fogo baixo, até "desgrudar" da panela (exatamente como brigadeiro!).
Coloca em um prato para esfriar e está pronto!
 
Dica: se fores fazer "bolinhas", eu sugiro que coloques por um tempinho naquela parte "mais de cima" da geladeira para ficar mais "firme". Na hora de enrolar, óleo de coco nas mãos!
 
Estas bolinhas da foto, eu passei no coco ralado sem açúcar!
 
OBS: Guarda na geladeira e tira na hora de servir, tanto no formato "bolinha" quanto para comer "de colher"!
 
 
Eu comi minha BOLINHA DE CACAU E BANANA como sobremesa, acompanhada de um cafezinho...
 
Quem foi que disse que pra "ser saudável" a gente tem que sofrer, hein?! Quem foi que disse que "comida de verdade" não pode (aliás, eu acho que DEVE!) ser gostosa? Vamos repensar nossos hábitos! Vamos rever nossos conceitos! Vamos ser saudáveis por inteiro e "de verdade"!
 
Beijo cheio de carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário