sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pãozinho de Beterraba

Olá!!!
 
O pãozinho da receita de hoje é uma ideia para substituir o pão tradicional! Pode ser no café da manhã, no lanche da tarde ou no café da tarde!
 
Antes de passar a receita, deixa só eu contar um pouquinho da história dela...
Eu vi no perfil da @theveggievoice, no Instagram, uma receita de pão de espinafre e resolvi experimentar: a receita foi super aprovada e o pão ficou uma delícia!
Acabei inventando, criando e recriando em cima da receita "original", até surgir este pãozinho de beterraba!
 
Ele é feito com "purê" de beterraba (o purê está entre aspas, porque é como o purê do Muffin de Brócolis: é SÓ e SOMENTE beterraba cozida batida no mixer com a quantidade mínima de água necessária para ficar cremoso) e tu podes substituir por "purê" de cenoura, de moranga, de brócolis, de espinafre, de couve-flor e do que mais a tua imaginação e o teu paladar mandarem!
 
Preparado? Vamos à receita, então!

PÃOZINHO DE BETERRABA
 
 
Mistura em uma tigela:
- 2 colh (sopa) de farinha de amêndoa (aquela que "sobrou" do leite de amêndoa caseiro!),
- 3 colh (sopa - cheias) de farinha de arroz,
- 1 colh (sopa) de semente de linhaça (aqui, eu prefiro a semente inteira do que ela triturada ou do que a farinha de linhaça, pois gosto de sentir a textura dela no pãozinho),
- 2 pitadas de sal marinho (ou a gosto),
- 1 colh (chá) de fermento biológico,
- temperinhos a gosto (eu usei orégano, sálvia e semente de mostarda moída),
- 1 xícara de "purê" de beterraba (ali em cima tem a explicação do por quê o "purê" está estre aspas! Não deixa de ler!).
Mexe (com uma colher de sopa mesmo) incorporando bem o "purê" aos outros ingredientes secos.
 
Adiciona 1 colh (sopa) de azeite de oliva e mistura bem novamente.
OBS: a massa fica mais "molinha" mesmo, viu? Não fica como massa de pão tradicional. Eu costumo usar a colher para me "ajudar" na hora de colocar na forma. Podes fazer pãezinhos em forma de "bolinha" ou (o que eu acho melhor!), no formato de "croquete".
 
Podes fazer um único pão ou fazer mini-pãezinhos (que foi o que eu fiz: rendeu 6 pãezinhos).
 
Deixa "descansando" por 15 minutos, enquanto pré-aquece o forno (eu já aproveitei esse tempo para lavar a louça! rsrs... "Não temos tempo a perder!")
Leva ao forno, em fogo baixo, por 40 minutos. Se fores fazer um único pão, eu sugiro que tu aumentes um pouquinho este tempo e deixes mais de 5 a 10 minutinhos.
 
Dica: o pãozinho fica com uma textura mais gostosa depois de esfriar: crocante por fora e "derretendo na boca" por dentro!
 
 
Comi meus Pãezinhos de Beterraba hoje no café da manhã! Como "cobertura": sal marinho, temperinhos e azeite de oliva. Queijo mussarela e café com leite de amêndoa para acompanhar!
Delícia que faz bem para o corpo e para alma!
 
Desejo um ótimo final de semana! E já aproveita para testar as receitas aqui do blog! rsrs... ;) :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário