terça-feira, 1 de abril de 2014

Smoothie de Banana Verde e Banana Madura

Oieee!!
 
Quero saber se alguém já fez a receita do Muffin de Maçã e Banana??? rsrsrs...
 
Hoje vou postar a receita do meu Smoothie com banana verde que tenho tomado pela manhã.
Mas... Primeiro, quero esclarecer uma pergunta que muitos devem se fazer: "Poxa vida, Laura...!! Mas POR QUE (raios!) a banana tem que estar VERDE???"
 
Bom, a banana verde é o que chamamos de AMIDO RESISTENTE e vou usar como referência para explicar o que isto significa e como o tal do amido resistente funciona dentro do nosso corpo, o meu "guru" (haha!), o Dr. Jose Carlos Souto. As informações que vou passar aqui foram retiradas do blog dele (mais especificamente desta postagem) e algumas reescritas com minha palavras, ok?
 
Pronto para começar? Então vamos lá!:
 
AMIDO RESISTENTE é um amido que resiste à digestão. E isto não é o mesmo que dizer que ele é "um pouco mais difícil" de digerir, ou que é "absorvido mais lentamente", ou que é um "carboidrato complexo". Não! Isto significa dizer que ele é um amido que RESISTE à digestão: ele NÃO É DIGERIDO, SEU IMPACTO NA GLICEMIA É ZERO! Seu comportamento é o mesmo que o de uma fibra alimentar.
Apesar de nós não termos enzimas capazes de digerir o AMIDO RESISTENTE, as bactérias do nosso cólon têm e ele funciona literalmente como uma "ração" para a flora intestinal. E, ao contrário do que acontece com os carboidratos densos acelulares (açúcar e farinha), que estimulam uma flora altamente inflamatória, indutora de síndrome metabólica e obesidade, o AMIDO RESISTENTE alimenta SELETIVAMENTE a flora intestinal saudável, anti-inflamatória e anti-obesogênica.
 
E agora que já sabes o que é um AMIDO RESISTENTE, falta saber quais são os benefícios que terás ao consumí-lo, certo? E é essa parte que vem agora:
 
1. Melhora a resistência à insulina,
2. Reduz a glicemia em jejum,
3. Reduz a resposta glicêmica (pico de glicemia) após a ingestão de carboidratos,
4. Reduz os picos de insulina após as refeições,
5. Regulariza a função intestinal,
6. Aumenta a oxidação de ácidos graxos (leia-se "aumenta a queima de gordura"! \o/),
7. Aumenta seletivamente a presença de espécies benéficas na flora intestinal, como bificobactérias,
8. Aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino, em especial o butirato, cujos efeitos metabólicos são quase milagrosos.
 
"Ô, Laura, que maravilha!!! E... Não tem nenhum efeito colateral??"
 
Rsrs... Tem sim! Gases. E isto faz muito sentido, já que estamos, literalmente, adubando nosso jardim colônico. Em cerca de 14 dias (2 semaninhas!!) há grande redução dos gases, como testemunho da significativa mudança da composição do microbioma.
 
Para ter os benefícios do amido resistente no organismo, o ideal é o consumo de 30g do mesmo por dia. "E quanto isto equivale em bananas verdes, Laura?" São duas bananas verdes por dia! :)
 
Então, agora que já está tudo explicado, vou passar a receita da forma mais gostosa (e saborosa! - porque vou ter que confessar que testei diversas receitas e váááááárias ficaram literalmente SEM GOSTO!) que eu encontrei para consumir a minha "dose" de amido resistente ao dia.

SMOOTHIE DE BANANA VERDE E BANANA MADURA


 
Bate no liquidificador:
- 1 banana verde congelada (descasca e pica antes de congelar, ok? Normalmente, eu já deixo uns 7 potinhos prontos no congelador),
- 1/2 banana madura (é o que vai dar sabor e o que vai "adoçar" o smoothie),
- 3 colh (sopa) de iogurte natural (eu uso o da Nestlé, pois é o que tem menos "ONIs" na sua composição - ONIs significa "objetos não identificados" e é uma sigla minha, tá?! Que eu inventei baseada nos OVNIs, rsrs...,
- 1/2 xícara de "caldo" de maçã (eu uso a água que sobra da fervura da maçã para fazer os muffins, por exemplo. Coloco a água que sobra da fervura em um pote de vidro e guardo na geladeira.), mas podes usar também água de coco, cajuína (que é o suco de caju clarificado não fermentado e sem adição de álcool ou açúcar), ou o que a tua imaginação mandar!
 
Fica uma delícia e, o melhor, faz muuuuuitooo bem!!! Tenho tomado um copo no café da manhã e um antes de dormir, o que "fecha" minha "dose" de amido resistente diária.

4 comentários:

  1. LAURA....ADOREI SABER DE TUDO ISTO!! NÃO TINHA NOÇÃO DE QUÃO BEM NOS FAZ A BANANA VERDE!!! AMEI, A RECEITA, PORÉM VOU TESTAR COM IOGURTE SEM LACTOSE....SOU INTOLERANTE TOTAL À PROTEÍNA DO LEITE E A LACTOSE...BJS E VAMOS QUE VAMOS COM ESTAS DICAS!!


    SUCESSO !!!!!!!
    BJS, FLAVI!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavi! De repente tenta usar o leite de coco no ligar do iogurte! ;) Te confesso que não testei, mas acredito que deva ficar gostoso tbm! Beijo!

      Excluir
  2. Oi Laura!
    Onde acho banana verde? Ou é só comprar as menos maduras no super?
    bj

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Normalmente, eu compro as bananas verdes na feira orgânica. E pego as maaaaaiiiisss verdes que tem por lá! rsrs... Acho que tu podes encontrar tbm no Mercado Público! ;)

    ResponderExcluir